Receita Vegan: Esfiha dos deuses!

Por Mica Ganzarolli (Guia Veg)

Tem receitas que nos ajudam muito! Seja um lanchinho, um prato de salgado para um evento, o café da manhã do seu(sua) filho(a), um final de semana, um jantar diferente. A massa da esfiha é leve e o recheio é livre. Algumas sugestões, dicas e segredos vamos revelar aqui.

esfiha carne de soja

 

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico
1 colher de açúcar e 1 colher de sal em cima do fermento
1 ½ xícara de água fria
1 xícara de óleo vegetal
Farinha o quanto baste, no caso foram 800g
3 colheres de farinha de linhaça dourada

Modo de preparo

Abra os dois tabletes de fermento e misture o açúcar e o sal, isso fará ele dissolver a medida em que você continuar misturando. Eefiha de bróculesm seguida acrescente a água, o óleo e a farinha de linhaça dourada e aos poucos acrescente a farinha branca misturando com as mãos sem parar. Peça ajuda a alguém que vá acrescentando caso você não tenha prática com massas caseiras. O ponto da massa é até que ela imediatamente desgrude dos dedos, se você consegui fazer um bolinho sem ele grudar nas mãos, é exatamente ai que você deve parar de acrescentar farinha e deixar para corrigir se necessário depois. Faça uma bola grande com a massa e deixe ela descansar aproximadamente 10 minutos. Quando você for pegar a massa para fazer as esfihas ela já estará mais “fofa”, amasse novamente para poder começar a moldar.

Uma dica bem importante é deixar um espaço grande para esticar a massa. Pode ser na mesa limpa da cozinha mesmo, só enfarinhar o local e despejar a massa. Utilize um rolo de macarrão, será mais fácil. A espessura da massa para as esfihas não deve ser muito fina, pois corre o risco de que o recheio vaze na hora de assar, assim você não terá salgados com uma aparência muito bonita, mas se estiverem bem recheados, não tem problema!

Abra a massa e faça bolinhas do tamanho do seu punho, aproximadamente. Eu utilizei um pratinho alto de criança para fazer as rodelas, mas se você tiver em casa os arcos de cozinha, utilize! Coloque o recheio no centro (importante que ele esteja frio) e visualize o círculo dividindo-o em 3 partes, pegue as partes de cima e aperte e depois leve a de baixo até que fiquem no formado de esfiha. Existem tutoriais na internet e no youtube que vão te ensinar direitinho como moldar o salgado.

Você não precisa fazer a esfiha apenas, pode fazer um pão, um bolinho redondo, até mesmo uma rosca! Vai da sua vontade e criatividade para moldar os salgados, mas seja livre e crie como quiser!

infinito-site

Anúncios

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s