Você é vegan, o que eu vou cozinhar pra você?

Por Mica Ganzarolli (Guia Veg)

1245101510_ratatouille06

O que eu vou cozinhar pra você?

Você recebe visitas de não-vegans ou de adeptos ao veganismo que ainda não possuem muita criatividade na cozinha e se depara com a dúvida “O que eu vou cozinhar? Será que a pessoa vai gostar? O que ela está esperando?”. Bom, nem sempre as pessoas comem ou já provaram um bom prato vegano, talvez suas experiências vegans tenham sido um fracasso e você é uma esperança… Então calma, vamos separar alguns pratos simples e que utilizam legumes nada muito surpreendentes e fora do comum, tudo isso para te inspirar um pouquinho e te fazer relaxar, afinal, tudo que é feito com carinho e amor dá certo!

  • Escondidinho vegano

* É um prato para ser servido quente, acompanhado de um arroz branco ou integral e uma salada básica, como por exemplo: pepino, tomates, azeitona, palmito, alface, cebola.

Como fazer: Prepare a proteína de soja da maneira convencional (hidratar e refogar com temperos), capriche nos temperos e não importa o tamanho da PTS, se for grande, fina, temperada, escura, todas elas serão bem aproveitadas.

Faça um purê de batatas ou mandioca amarela, este purê deverá conter uma quantidade significativa de gordura, como por exemplo o azeite ou o creme vegetal (margarina vegetal) pois ele vai ao forno e precisa ficar com uma crosta assada por cima e deve estar com uma cremosidade o suficiente para que seja possível despejá-lo em cima do refratário.

A montagem: coloque a pts temperada no fundo e o purê de batatas ou mandioca por cima, salpique farinha de rosca por cima para que fique bem dourado e saboroso, leve ao forno cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.

Dica: Se na sua cidade você encontrar o requeijão ou creme vegano, experimente coloca-lo por cima do purê e leva-lo ao forno.

  • Salada de macarrão

* É um prato para ser servido frio, dispensa acompanhamentos, apenas um bom suco de frutas gelado

Como fazer: Pique a abobrinha, cenoura, batata, milho, ervilha, azeitonas, champignon, cebola roxa, salsinha, cebolinha e orégano e reserve. Cozinhe o macarrão parafuso vegan e misture aos legumes e temperos, o molho ou maionese pode ser: creme de leite vegan, maionese vegana ou um purê de batata bem cremoso. Salpique gergelim por cima e deixe na geladeira até gelar; se não quiser utilizar um creme ou maionese, tempere apenas com azeite de oliva extra virgem e um pouco de sal.

  •  Spaghetti com creme de abóbora e cogumelos

* É um prato para ser servido quente, dispensando algum outro acompanhamento também; é um prato leve, rico em propriedades nutricionais; ideal para quem está de dieta (substitua o macarrão normal pelo integral) e pode ser temperado da maneira que mais lhe agrade.

Como fazer: cozinhe o spaghetti com alho e óleo e reserve-o. Prepare o purê de uma abóbora cabotiá/japonesa (basta coloca-la inteira na panela de pressão, e após 10 minutos de pressão ela estará pronta) e bata no processador com: 1 colher de curry em pó, mostarda em pó, pimenta do reino, orégano, sal a gosto, azeite o quanto baste para que ela fique cremosa e reserve. Em uma panela refogue o cogumelo com cebolas cortadas em tiras finas, misture e o purê. A montagem é a seguinte: purê por baixo e por cima o spaghetti, salpique orégano ou castanha de caju triturada por cima e está pronto.

Dica: se preferir, misture vários tipos de cogumelos ao purê.

  •  Arroz de forno com legumes

* É um prato que pode ser servido quente ou frio, acompanhado de um molho branco, vermelho ou rosé; acompanha legumes cozidos e uma salada se preferir.

Como fazer a base: você vai precisar de 5 batatas grandes cozidas e 3 colheres cheias de creme/margarina/gordura vegetal; faça o purê e reserve.

Como montar o arroz: acrescente ao purê de batatas 2 xícaras de arroz branco ou integral já cozido, de preferência que o arroz esteja frio; 1 cenoura ralada; 2 tomates; 1 lata de milho verde cozido; 1 lata de ervilha; azeitonas pretas e verdes à gosto; 1 xícara de farinha de rosca; sal a gosto.

Misture todos os ingredientes delicadamente e leve o arroz ao forno até que a batata asse e doure.

  •  Torta de berinjela com creme de cebola

* É um prato que pode ser servido quente ou frio, você pode como sugestão trocar a berinjela por: batatas, abobrinha, abóbora, tomate seco, só usar a criatividade e bom gosto

Como fazer a massa: 3 colheres de farinha de linhaça dourada; 2 xícaras de água em temperatura ambiente; 1 xícara de fubá; 1 xícara de farinha de trigo branca; ½ xícara de óleo vegetal; 1 colher de fermento químico; orégano e sal a gosto.

Como fazer o recheio: refogar 2 berinjelas grandes picadas com duas cebolas roxas e alho poró em um pouco de óleo vegetal, após 5 minutos no fogo acrescentar 3 xícaras de água filtrada e despejar o conteúdo de 1 envelope de creme de cebola vegano, deixando com que a mistura se torne um creme consistente (aproximadamente 5 minutos de fervura).

Como montar a torta: acrescentar metade da receita da torta em uma assadeira untada e enfarinhada, acrescentar o recheio e terminar cobrindo com o restante da massa. Salpicar farinha de rosca ou castanha de caju triturada por cima e assar aproximadamente por 30 minutos ou até que fique dourado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s