B12, O MITO

Por Mica Ganzarolli (Guia Veg)

benefcios_da_vitamina_b12

O argumento que algumas pessoas utilizam para defender o consumo de carne e produtos de origem animal agora se tornou um só: a tal da vitamina B12. Isso deixa muitos vegs em dúvida, mas não se desespere! Aqui você vai encontrar todas as informações necessárias sobre a B12.

Antes de mostrar aqui os produtos que você encontra no mercado que tem B12, vamos saber primeiro tudo sobre ela.

Segundo a pesquisa do Dr. Erick Slywitch: Cerca de 50% dos vegetarianos tem carência de vitamina B12, e cerca de 40% dos não-vegetarianos tem carência de B12. Ou seja, a carência de B12 não é uma preocupação apenas de quem é veg(etari)ano e sim é um fator que depende do metabolismo e alimentação de cada pessoa, independente de qual dieta ela opte.

O que é?

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma vitamina do complexo B, essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Esta vitamina é facilmente encontrada nos alimentos, mas pode ser necessária a suplementação podendo ser prescrita pelo médico na forma de vitamina B12 injetável.

Para que serve a vitamina B12?

A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico, esta vitamina ajuda na produção de energia por meio da utilização ideal das proteínas, carboidratos e gordura, ajuda na formação das células vermelhas do sangue e na manutenção do funcionamento adequado do sistema nervoso.

Falta de vitamina B12?

Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas. Essa prescrição deve ser sempre feita por um médico especialista como o gastroenterologista ou hematologista.

A deficiência da B12 pode ocorrer também em indivíduos com problemas digestivos como síndrome de má absorção ou deficiência da secreção do estômago assim como em pacientes com hipotiroidismo.Os sintomas iniciais da falta de vitamina B12 incluem:

  • Fadiga,

  • Falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço

  • Falta de concentração

  • Memória e falta de atenção

  • Formigamento

Os níveis de vitamina B12 são avaliados num exame de sangue e se considera deficiência nessa vitamina quando nesse exame os valores são inferiores a 150 pg/mL.

Excesso de vitamina B12 causa o que?

O excesso de vitamina B12  é raro porque o organismo elimina facilmente a vitamina B12 pela urina quando está em grandes quantidades no corpo. 

Suplementos de Vitamina B12, como funcionam?

Podem ser necessários para os indivíduos que tenham falta de vitamina B12 no sangue comprovados por meio de exames de sangue e pode ser consumida na sua forma natural através da alimentação ou na forma sintética em comprimidos, solução, xarope ou injetável pelo tempo determinado pelo médico.A ingestão de referência para a vitamina B12 em adultos saudáveis é de 2,4 mcg.

Bula de Vitamina B12 (Rubranova), como é?

A vitamina B12 é a substância encontrada no medicamento de uso injetável conhecido como Rubranova. Este medicamento age como coenzima em diversos processos metabólicos e também para formação de células sanguíneas pelo organismo. Também é encontrado nas farmácias com o nome de Cronobê.

Tá, então onde eu encontro? Quais são os produtos? Se dizem que ela é de origem animal como é possível que as encontremos na natureza?

Então vamos lá entender uma coisa: ela é produzida por bactérias encontradas no solo e nos intestinos dos animais ruminantes, ou seja, ela é de “origem animal” porque as bactérias que a produzem e que moram no intestino desses animais, acabam de certa forma o “contaminando”, o que mais tarde é consumido por algumas pessoas (o fígado dos animais é um exemplo exatamente por estocar o excesso da B12). Ela está presente no solo por que essas mesmas bactérias também “contaminam” os vegetais (por exemplo as leguminosas como as batatas), o problema está na maneira como os vegetais são tratados, pois devido ao uso de pesticidas, fertilizantes artificiais e a lavagem repetidamente até por produtos químicos a B12 acaba se perdendo e se torna praticamente insignificante.

O suplemento da B12 vendida em comprimidos não é de origem animal porque é produzida por bactérias ou sintetizada em laboratório porém alguns comprimidos podem usar ingredientes de origem animal na formulação, como lactose (usada como excipiente) ou gelatina (usada pra envolver o comprimido), por isso pergunte ao seu médico e seu farmacêutico sobre a composição dela e se ela é vegan!

Qual a dose de B12 recomendada?

Nossa necessidade em B12 é muito pequena: precisamos absorver apenas 1mcg (micrograma) por dia pra manter nossa reserva estável. Mas não absorvemos toda a vitamina que ingerimos, então a quantidade de B12 nos suplementos deve ser bem mais elevada. A dose recomendada pra um adulto é de 10mcg por dia.

Crianças precisam de uma dose semanal de 1000mcg e crianças menores de 2 anos de 500mcg por semana. No rótulo tem sempre escrito a quantidade de B12 por comprimido, assim fica fácil escolher. O custo desses suplementos é bem acessível, acredite.

Encontramos no mercado algumas fontes de B12 até mesmo por que é sim importante incluir na sua dieta a maior quantidade de vitamina e conhecimento possível, mas ATENÇÃO, nenhuma dica ou pesquisa científica substitui o exame médico que irá de fato provar as suas necessidades diárias.

Os produtos líquidos:

Leite vegetal de soja Yoki sabor original

Leite vegetal infantil

Os produtos sólidos:

Achocolatado Light Taeq

Arroz Tio João mais Vitta

Batatas

Biscoitos salgados/torradas

Bolachas recheadas

Cereais enriquecidos (tanto os matinais quanto os orgânicos)

Farinha enriquecida (isso significa que alimentos que contém farinha em sua composição já contém uma quantidade de B12)

Levedo de cerveja

Produtos a base de soja (tofú, pastas cremosas, patês, doces, leites e afins)

Vegetaris verdes

Recomendação de leitura obrigatória não só para quem é veg(etari)ano:

  • Artigo de Eric Slywitch que se chama “Vitamina B12 (30 informações importantes)”

  • Artigo de George Guimarães que se chama “Vitamina B12: Essa ilustre nova conhecida”

  • Artigo de George Guimarães que se chama “B12 e Omega 3: Importantes aliados na dieta vegana”

São fontes fáceis de serem encontradas e com certeza são muito bem aproveitadas, vale a pena conferirem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s