Semente de chia traz benefícios para a saúde

Por Stéphanie Mulder Perrone
Via Planet Buscas


Uma pequena notável! A semente de chia tem conquistado adeptos no mundo inteiro, por estar associada ao emagrecimento.

O segredo da chia está nas fibras solúveis que a compõem. Elas aumentam até 12 vezes de tamanho quando em contato com água e outros líquidos. No estômago, formam uma espécie de gelatina, que retarda a fome, pois dá uma sensação de saciedade.

Cem gramas de semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, 20 vezes mais magnésio em relação a 100g de brócolis.

Origem

Originária dos Andes, o grão era uma das principais fontes de alimentação dos povos pré-colombianos. Desde 2600 a.C. há registros de plantio da semente. Os maias e astecas a consumiam para aumentar a resistência física. A chia também estava ligada a rituais sagrados e servia como oferenda aos deuses dessas civilizações.

Benefícios

  • Regula a função intestinal, auxiliando nos casos de intestino preso e também quando ele está mais solto;
  • É capaz de prevenir e diminuir o risco de problemas cardiovasculares, pressão alta, obesidade e diabetes.
  • É uma excelente fonte de ômega-3, que regula os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos no sangue;
  • Atua na construção óssea, muscular;
  • Combate o envelhecimento, pois é rica em antioxidantes que diminuem os radicais livres;
  • É excelente para o funcionamento do cérebro, pois age nas áreas do humor, concentração e no combate ao estresse.

Prevenção e controle de doenças

Estudiosos apontam que o consumo regular de chia atua na prevenção e controle de diversas doenças, entre elas problemas cardiovasculares, diabetes e obesidade.

De acordo com o estudo Efeito da chia triturada e do óleo de chia no colesterol plasmático, HDL, LDL, triglicerídios e de ácidos graxos na dieta de ratos publicado no Nutrition Research em 2005, a semente consegue controlar os níveis de glicose, melhora o perfil lipídico (gordura no corpo), a coagulação e o status de ferro.

Diversas pesquisas com o grão apontam também sua importância no controle do diabetes, promovendo a normalização da resistência à insulina – problema que pode levar ou agravar ainda mais o estado de obesidade de um indivíduo, pois o aumento da secreção de insulina pode elevar o nível de gorduras nas células. A chia possui um baixo índice glicêmico, ou seja, evita picos de açúcar no sangue que levam a hipoglicemia ou hiperglicemia, comuns em pessoas com diabetes.

E por último, desde a década de 70 vem sendo demonstrado cientificamente que o efeito de gel promovido pela interação da chia com os líquidos do estômago e intestino, cria um aumento do volume do bolo alimentar que prolonga o tempo de absorção da glicose e promove o aumento da saciedade. Assim, os grãos podem atuar no controle da obesidade.

Como Tomar

A recomendação dos nutricionistas é consumir duas colheres de sopa por dia, uma meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água.

  • Grão – pode ser utilizado em diversas receitas, como pães e bolos.
  • Óleo – pode ser utilizado como tempero de saladas ou peixes. Lembrando que quando está na versão óleo, a chia perde suas fibras, no entanto, os demais nutrientes continuam presentes.
  • Farinha – é uma ótima opção para acompanhar frutas e iogurtes. Experimente acrescentar também na salada.

Cuidados

Não há contraindicações, mas é preciso estar atento ao consumo em excesso, que pode levar ao ganho de peso devido ao alto valor calórico. Não adianta passar a ingerir a semente e não cuidar do restante da alimentação.

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