Dica de Leitura: Festa Vegetariana 2

Por Envolverde – Jornalismo & Sustentabilidade

O livro de receitas Festa Vegetariana 2, produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e organizado pela jornalista Raquel Ribeiro (colaboradora de Plurale), acaba de ser lançado durante a bem-sucedida VII NaturalTech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, em São Paulo.

A nova edição, revista e ampliada, traz três capítulos inéditos: Festa Junina, Churrasco Veg e Depois da Festa, com várias receitinhas para saudar São João, curtir um espetinho sem crueldade e ainda recuperar o corpo e a alma após baladinhas extravagantes. O capítulo Lista de Compras também está recheado de novos ingredientes transados, capazes de tornar sua cozinha ainda mais saborosa. O livro tem 102 páginas, custa R$ 20 e está à venda no site da SVB (www.svb.org.br).

Veja algumas sugestões para o “churrasco”.

“Bifes” de berinjela/abobrinha: corte no sentido do comprimento em fatias médias. Tempere com shoyu, azeite e orégano (e alho, se gostar). Deixe pegar gosto e coloque na grelha.

Cogumelos frescos: escolha cogumelos grandes, como Portobello e Shiitake ou faça espetinhos com os menores (Paris, Shimeji). Higienize, tempere e grelhe.

Barcas de berinjela: corte ao meio, no sentido do comprimento. Tempere com sal, enrole em papel alumínio e deixe na grelha até ficar macia. Retire parte da polpa com uma colher e amasse com azeite, tofu, sementes de girassol, salsinha, pimenta, etc. Recheie a barca e se delicie!

Tomates: corte ao meio, tire as sementes. Tempere com uma pasta de açúcar mascavo, sal e azeite (mais ou menos uma colher de sopa, uma colher de chá e outra colher de sopa). Coloque em espetos grandes e deixe até a casca ficar enrugada.

Cebola: corte a cebola fazendo um “x” por cima. Tempere com sal e azeite, una novamente e enrole em papel alumínio. Coloque diretamente na brasa e deixe até ficar macia.

Palmito pupunha in natura: enrole em papel alumínio e asse por duas horas ao lado do carvão, sem encostar (nunca sobre a brasa para não queimar). Aí é só abrir a casca, temperar com azeite, salsinha e sal.

Tofu: corte uma fatia grossa, deixe a água drenar por uns 30 minutos e depois marine com temperos de sua preferência. Deixe mais uns minutos. Coloque na grelha besuntada de azeite até formar uma casquinha. Vire com cuidado para não quebrar. Pode usar também o tofu drenado, congelado e drenado mais uma vez. A textura é mais elástica e não corre o risco de esfarelar. Como fazer o tofu drenado: ao menos 48 horas antes do churrasco, corte o tofu firme e coloque no freezer. No dia em que for usar, deixe descongelar naturalmente (ou use micro-ondas). Isto retira toda a água do tofu e propicia uma textura firme, boa para marinar, ideal para substituir a carne animal.

Hambúrgueres e salsichas vegetais: feitos em casa ou comprados prontos, também ficam bons grelhados.

Espiga de milho: descasque e reserve a palha. Enrole a espiga novamente na própria palha. Coloque ao lado da brasa (procure não encostar). Se comprou o milho já sem cabelo e palha, use papel alumínio.

Frutas: banana com casca, colocada diretamente na brasa, e abacaxi em rodelas com canela, na grelha. Assar a maçã bezuntada em melado e especiarias é outra dica.

* Publicado originalmente no site Plurale.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s