Dica de leitura: O Dilema do Onívoro

Por No mundo e nos livros

Você sabe o que realmente está na sua mesa? Quais ingredientes e produtos químicos estão ali?

O jornalista Michael nos convida a fazer, no livro ‘O dilema do onívoro’ o caminho inverso – reconstituindo o trajeto dos alimentos, desde o prato à nossa mesa até a sua origem derradeira – o solo.
Quanto mais longo e intrincado é o percurso que liga as duas pontas dessa cadeia altamente industrializada, argumenta o autor, mais ignorantes nós nos tornamos a respeito do que, em última análise, estamos comendo. Afinal, que mistérios estão por trás de um simples item de um cardápio de fast-food, como, por exemplo, um McNugget? Para responder a essa e outras perguntas, Pollan armou-se da obstinação e do espírito meticuloso que caracterizam os grandes repórteres investigativos. O jornalista leva o leitor a explorar, não apenas intelectualmente, mas sensorialmente, todas as implicações – éticas e ecológicas, econômicas e políticas – relacionadas ao ato de se produzir e consumir um alimento. O resultado da investigação – um misto de reportagem, ensaio e depoimento pessoal – surpreenderá os leitores ao revelar que a aparente variedade dos modernos supermercados esconde uma alarmante uniformidade imposta pela superprodução industrial. Para chegar a um diagnóstico sobre o que considera a atual desordem alimentar, Michael Pollan investiga três mundos diferentes – o do cultivo e produção de alimentos em escala industrial, o do florescente negócio da agricultura orgânica – com o que tem de promissor e de enganoso – e aquele ligado à caça e à coleta. Neste último, ensaia uma volta, em pleno século XXI, à atividade primeira do Homo sapiens, o onívoro por natureza que todos nós somos.

The Seattle Times

“Se você alguma vez pensou que ‘o que tem para jantar’ fosse uma pergunta simples, vai mudar de idéia após ler a cáustica acusação de Pollan a respeito da atual indústria de alimentos – e sua sugestão de alternativas inspiradoras… Gostei tanto desse livro que não queria que terminasse.”

The New York Times Book Review

“Um livro reflexivo, que nos absorve… Você não vai encontrar uma explicação melhor para a origem da sua comida.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s