Veja 12 dicas para ter uma casa ecologicamente correta

Por Márcia Garbin (eBand)

A adoção de medidas sustentáveis na hora de construir, reformar ou mesmo no dia a dia pode fazer toda a diferença.

Se você ainda não sabe por onde começar a mudança, a Gaia Projetos Sustentáveis separou 12 dicas práticas de como ter uma casa ecologicamente correta.

Na hora de construir

1- Use tijolo de solo-cimento (ecológico)

O processo de secagem ao sol confere a este produto o título de tijolo ecológico. Sem precisar ir ao forno, o uso deste tijolo em construções de casas médias poupa a queima de 60 árvores. Apesar do preço do milheiro do ecológico ser superior ao tijolo tradicional ainda é compensador devido à redução de gastos com cimento, madeira e, em muitos casos, massa corrida.

2- Use madeira com certificação de origem

Compre apenas madeira com o selo que confere ao produto a extração sem a degradação de solo e o ambiente do local onde foi retirada. Em média este tipo de madeira custa 15% mais do que a madeira sem certificação de origem. Vale lembrar que não há diferença entre os dois tipos de madeira em termos de qualidade.

Na hora de construir ou reformar

3- Tenha um sistema de energia solar para aquecer a água

A instalação de um sistema de energia solar numa residência possibilita a redução de pelo menos 30% no consumo de energia elétrica. Em média, o investimento neste tipo de equipamento é recuperado em dois anos de economia na conta de luz.

4- Instale um sistema de captação de água de chuva

A captação de água da chuva pode ser o seu maior aliado no futuro, cujas previsões são sombrias para o abastecimento de água. Outra vantagem é a economia na conta.

5- Instale uma estação doméstica de tratamento de esgoto

Este tipo de estação permite a reutilização da água para tarefas que não exijam água límpida como é o caso de limpeza do quintal e lavagem de veículos. A estação é um tipo de sistema mais caro se comparado com o de captação de água da chuva. De acordo com os especialistas, se tiver que decidir entre os dois, escolha o sistema que armazena água da chuva.

No dia-a-dia

6- Use lâmpada fluorescente

Além de durar 10 vezes mais que uma lâmpada incandescente, a fluorescente consome 80% menos energia. Apesar de custar em torno de seis vezes mais que uma lâmpada comum, ainda compensa por conta da sua alta durabilidade.

7- Feche a torneira ao lavar a louça

A recomendação é ensaboar toda a louça primeiro e somente abrir a torneira para enxaguá-la. Saiba que 15 minutos de torneira aberta correspondem a mais de 240 litros de água. A mesma economia também pode ocorrer com o fechamento da torneira ao escovar os dentes e ensaboar o corpo no hora do banho. Outra dica é instalar arejadores nas torneiras da cozinha e dos banheiros, são baratos e podem gerar uma economia de 60%.

8 – Separe o lixo orgânico do reciclável

Na cozinha, vale ter dois lixos, um para depositar os restos de comida e outro para o lixo reciclável como plásticos, papéis, metais e vidros. Esta simples atitude reduz a sobrecarga nos aterros sanitários além de reduzir o consumo de matéria-prima nas indústrias.

9- Use sacolas retornáveis na hora das compras

Leve a sua própria embalagem de casa. Não traga para sua casa sacolas plásticas do supermercados ou feiras.

10- Dê preferência a eletrodomésticos com selo Procel

O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) foi criado pelo governo para ajudar o consumidor a escolher produtos que oferecem alta eficiência energética.

11- Prefira produtos naturais

Todo produto industrializado exige, em sua fabricação, o consumo de grandes quantidades de energia. Isto implica na emissão de toneladas de CO2 na atmosfera. Pense nisso!

12 – Plante árvores e plantas

As árvores tem o poder de “sequestrar” o carbono da atmosfera. Plante quantas unidades puder seja no quintal de sua casa, em vasos, ou na praça próxima de sua casa ou trabalho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s