Receita Vegan: Quiche de Brocolis

Por Menu Vegano

Ingredientes da Massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/3 de xícara (chá) de óleo de milho
1/3 xícara (chá) de água
1/2 colher (chá) rasa de sal marinho (eu costumo colocar mais, pois gosto da massa mais salgadinha)
2 colheres (sopa) cheias de flocos de quinua ou aveia (detalhe “complexo” da receita, totalmente opcional – mas se for possível acrescentar à receita, eu recomendo!)
Gergelim (um bocadinho, também opcional)

Ingredientes do Recheio

1 maço de brócolis ninja cozido no vapor (em buquês) – não deixe ficar muito mole
250 g de tofu firme (daqueles que nem precisam ser drenados – eu uso o orgânico da Refazenda)
½ colher (café) de açafrão em pó (para ajudar no colorido!)
2 dentes de alho fatiados
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino branca
Cebolinha picada (opcional)

Modo de preparo

Coloque as farinhas, os flocos, o gergelim e o sal em uma vasilha. Misture bem os ingredientes secos com uma colher. Depois, acrescente o óleo com a água no centro da mistura seca e amasse com as mãos. Provavelmente a mistura vai ficar seca, então você precisa acrescentar mais óleo até a massa pegar liga (porém ainda meio quebradiça). Eu costumo colocar mais óleo, pois gosto do ponto em que a massa fica “engordurada” antes de assar (assim ela fica mais crocante quando assada), mas você também pode colocar um pouco mais de água (lembre-se que a massa deve ter liga, mas, ainda assim, permanecer meio farofenta!). Disponha a massa no fundo e nas laterais de uma forma de cerca 25 cm de diâmetro (não precisa ser de fundo removível). Asse por pouco mais de 10 min (+- 200º) e retire do forno.

Pique finamente os buquês de brócolis previamente cozidos no vapor. Refogue o alho no azeite e depois acrescente o brócolis. Tempere com sal e pimenta e reserve. Em seguida, triture o tofu com o açafrão (um multiprocessador é o ideal!). Adicione um pouco do brócolis refogado à mistura do tofu e triture mais (para a massa de tofu pegar um pouco do verdinho do brócolis). Misture o brócolis refogado restante com todo o tofu processado, acerte o sal (é importante provar a mistura brócolis-tofu para ver como está de sal), junte a cebolinha e espalhe o recheio sobre a massa da quiche que foi previamente assada. Use uma colher para apertar o recheio sobre a massa, para que a cobertura fique bem compactada.

Asse a quiche por 30 ou 40 minutos (uns 200º): o ponto é quando as bordas ficam douradas (você vai notar que o recheio que era meio branquelão, agora vai estar mais amarelado e com a superfície sequinha). Espere esfriar uns 10 minutinhos antes de servir.

infinito-site

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s