Fogos na virada e os animais domésticos

Por Núcleo Pet

A chegada de dezembro significa muita festa, amigos e na virada de ano ver a queima de fogos. O último mês do ano é sinônimo de festa para muitos. Para outros, essa época significa um tormento, pois é hora de se preparar para um sofrimento que muitas vezes envolve todos da família. Muitos cães têm pavor de fogos. Alguns se mutilam, pulam janelas, quebram vidraças, estouram portas, fazendo um verdadeiro pandemônio. Alguns animais colocam em perigo sua própria vida.

Certa vez, recebemos um cão da raça pitbull que havia sido abandonado. Havia chovido na noite anterior. Ele foi atendido pelo nosso veterinário e encaminhado para o canil. Sua saúde física estava perfeita, mas o que não sabíamos que aquele cão tinha pavor a trovões, o que, provavelmente, provocou sua fuga. O canil onde ele foi colocado era muito bem fechado, feito para conter cães especialistas em fugas, mas nada disso foi suficiente para proteger Ice (nome dado a ele por ser totalmente branco).

Naquela noite caiu uma grande chuva, com muitos raios e trovões. A tempestade durou, aproximadamente, 1 hora. Mas com esse pouco tempo de duração, a chuva foi suficiente para levar Ice a um estado de pânico muito grande. Ao deparar-se com uma situação onde não conseguiria escapar, Ice partiu para um ato de total desespero, que jamais imaginei ver e nunca mais quero ver uma cena como aquela em minha vida. Quando voltei para o canil vi que aquele pitbull havia tentado (a todo custo) fugir. Como não conseguiu, tentou arrancar as grades com seus dentes, o que fez com que ele quebrasse sua mandíbula e, consequentemente, morresse.

O caso ocorrido com o pitbull Ice serve de alerta para que tomemos algumas precauções com nossos cães durante as festividades de final de ano. Caso seu amigo tenha pavor de fogos, é importante que primeiro ele seja levado a um veterinário, que vai fazer uma avaliação da condição de saúde do seu cão. Somente depois disso e se ele estiver bem fisicamente você deve trabalhar a saúde psicológica.

No caso de animais que apresentam medo moderado, quero dizer, quando escuta os sons de fogos correm para suas casinhas, você pode começar pela dessensibilização comprando CDs que reproduzem sons de tiros, fogos, trovoes, etc (você pode encontrá-los facilmente na internet, em sites especializados). O próximo passo é colocar o CD em um nível muito baixo. Sempre que seu amigão se mostrar tranquilo, elogie muito e você pode reforçar essa informação dando petiscos ao seu peludo.

Caso ele fique agitado, diminua o som e o mantenha próximo até que ele volte a se acalmar. É importante que você mantenha a calma, pois nesse caso tudo que ele tem e confia é você. Com o tempo, aumente o volume e a repetição. A segurança do dono vai fazer com que ele veja que o som está distante e não vai lhe fazer mal, por isso você também deve se afastar aos poucos para que seu cão não adquira a síndrome da separação e não fique tranquilo quando você se afastar dele.

Em casos mais graves, aqueles em que o cão pode entrar em choque e começa a correr desesperado ou tenta fugir a qualquer custo, como o caso do Ice, é fundamental um acompanhamento médico veterinário, pois esses cães necessitam de medicação, pois o pânico e o estresse são tão acentuados que o animal não consegue se concentrar em mais nada, apenas em ficar num lugar onde ele se sinta protegido, o que pode ser embaixo da cama, atrás do sofá, etc. O importante é deixar que a crise passe, antes de tentar tirá-lo do lugar que ele se escondeu. Alguns cães tomados pelo medo e terror podem se tornar agressivos e fatalmente podem acontecer acidentes.

Nesses casos graves aconselho você a procurar com muita antecedência um veterinário de confiança, para que ele comece o tratamento em conjunto com um profissional que tenha conhecimento em comportamento para auxiliá-lo.

Lembre-se sempre: nesses momentos seu amigão conta somente com você para protegê-lo. Durante o ano inteiro ele dedicou todo o tempo dele para te fazer feliz. Não custa nada retribuir, e passar um tempinho com seu mascote até que tudo se acalme.

Anúncios

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s