Diário Tck Brasil CoP 16 – Cancun Nº 29

Por Campanha Tic Tac

N.º: 29 – 09 de dezembro de 2010, Cancun, México

Resumo da situação atual

Estes últimos dois dias das negociações foram como uma montanha russa. Momentos de esperança com relação a avanços são seguidos por momentos quando as negociações travam. Os temas mais urgentes até o momento são o Segundo Período de Compromisso do Protocolo de Kyoto, o estabelecimento de um fundo climático para os países em desenvolvimento e a implementação das promessas:

Kyoto – É fundamental que o Japão esteja de acordo com o Segundo Período de Compromisso porque sem ele, muito do avanço que se alcançou, incluindo os Estados Unidos dentro de um acordo legalmente vinculante, estará perdido. Kyoto é o único tratado climático legalmente vinculante que existe. Uma proposta dos pequenos Estados insulares (AOSIS), da União Européia e Costa Rica com relação a um acordo sobre ação de cooperação de longo prazo (que inclui a todos os países) na COP-17, no próximo ano em Durban, África do Sul poderia quebrar o bloqueio. Se pudermos chegar a este compromisso, então o Japão teria suficiente espaço para aceitar a continuação das negociações sobre Kyoto.

Fundo Climático – O South Centre acabou com as expressões complexas e a terminologia legal ontem, dia 8, com uma mensagem simples “6 palavras que poderiam levar as negociações para frente para os países em desenvolvimento” – Concordamos com o estabelecimento do fundo. É fácil assim, mas os negociadores que não acreditam em um resultado positivo gostam de complicar as coisas. Tudo que os países desenvolvidos têm que fazer é manter as suas promessas e estabelecer o fundo, outros detalhes podem ser resolvidos mais tarde.

Mitigação – Os ministros estão brigando para transformar os compromissos do Acordo de Copenhague em alguma decisão. Enquanto os compromissos não são suficientes, devem estar vinculados aos processos no âmbito da ONU, ao mesmo tempo em que um processo de revisão deva ser garantido para encontrar as diferenças entre o que foi prometido e o que seria necessário.

O que está acontecendo?

Não todas as noticias dos Estados Unidos são negativas, que poderiam atrair 342 bilhões de dólares em projetos de investimento de energia limpa para a próxima década, conforme o informe Global Clean Power, lançado pela Fundação PEW. Os Estados Unidos estão entre os três membros do G-20 que podem ganhar mais na implementação de políticas fortes de energia limpa. Gostaria de adicionar que – provavelmente – também têm muito a perder com a inação com relação às mudanças climáticas.

No sábado, os governos locais avançaram muito, quando o Órgão Subsidiário de Implementação (SBI – por suas siglas em inglês) adotou de maneira oficial o conceito de “Atores governamentais (governmental stakeholders)”, pela primeira vez na historia da UNFCCC. Significa que o trabalho que desenvolvemos em nossas cidades, povos, comunidades para reduzir a pegada ecológica terá um impacto direto na UNFCCC.

América Latina na COP

Pablo Solón, Chefe da Delegação da Bolívia denunciou a negociação de um texto sobre os direitos dos povos indígenas na luta contra as mudanças climáticas, afirmando que deveria ter sido tratado em uma reunião formal, com representantes de todos os países. http://www.milenio.com/node/596863

A temperatura da América Latina aumentará, com grande probabilidade, de 2 a 4º nos próximos cem anos, como conseqüência das mudanças climáticas, e poderá causar graves impactos devido ao aumento do nível do mar. A América Central perderá 58% de sua biodiversidade, alertou a Comissão Econômica para América Latina (CEPAL).

http://www.prensalatinalasvegas.com/2010-12/09-40153.htm

Parceiros em ação

Cinco acordos-chave para o sucesso em Cancun: WWF

O WWF pede claridade e compromisso aos dirigentes reunidos em Cancun para que se produzam avanços significativos que devolvam aos cidadãos a credibilidade nos seus governos para enfrentar a luta contra as mudanças climáticas.

http://live.tcktcktck.org/2010/12/cinco-acuerdos-cruciales-para-el-exito-en-cancunwwf/

Uma imagem diz mais que mil palavras

A 350.org organizou uma ação para mostrar como alguns países bloqueiam o processo de negociação, enquanto outros negociam pela sua sobrevivência.
http://live.tcktcktck.org/2010/12/1960/

Veja representantes de países insulares negociando em uma mesa que afunda nas ondas de Cancun: http://www.350.org/en/about/blogs/negotiating-survival-cancun

Photos: http://www.flickr.com/photos/350org/sets/72157625437524107/detail/

Veja mobilização da Via Campesina: http://www.youtube.com/watch?v=sOp6Ny8lpNg

Mensagem do Dia

O Japão deveria abandonar a sua postura estúpida com relação a Kyoto, a União Européia deve deixar de se comportar como se não tivesse nada a ver com estas negociações. Os Estados Unidos, Canadá e Austrália devem assumir o fundo climático. Todos podem ter benefícios e mostrar liderança, pelo menos se não pretendam prejudicar as suas próprias economias, já que China e Índia podem dominar o mercado da energia limpa durante a próxima década – são esperadas US$2.3 trilhões de investimentos privados em energia limpa.

O que você pode fazer?

Veja o planeta formando um grande mosaico com as ações de todo mundo criado pelo projeto mosaic:earth #tcktcktck http://bit.ly/9Lf5cP. mosaic:earth é uma ação global de #tcktcktck que mostra as ações das pessoas na busca de um acordo climático justo, ambicioso e vinculante http://bit.ly/9Lf5cP

O clima não discrimina, #tcktcktck e Greenpeace, mostram as graves conseqüências de não chegar a um acordo o mais rápido possível. http://bit.ly/enRfkF

Outras informações

Reunião com Evo Morales – O Dialogo Es-Mex e a Via Campesina realizaram uma reunião com Evo Morales, Presidente da Bolívia, para falar sobre a aliança estratégica entre povos e governos do mundo, além de promover a aplicação do segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto. http://www.bolpress.com/art.php?Cod=2010120908

Christiana Figueres pede “dobrar os esforços no último quilometro” da COP16: A Chefe das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas sinalizou que existe vontade política para avançar nas posições, assim como um intercambio aberto nas consultas ministeriais, incluindo a possibilidade de chegar a uma conciliação política na implementação das propostas de mitigação realizadas em 2010. http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2010/12/09/pide-figueres-201credoblar-esfuerzos-en-el-ultimo-kilometro-de-cop16

Criado grupo plural e inclusivo na COP-16: O México decidiu criar um grupo plural e inclusivo de 50 países que participarão dos processos formais de negociação, para destravar temas como Financiamento e Mitigação na COP16. http://www.yucatan.com.mx/20101208/nota-18/46130-acuerdan-la-creación-de-grupo-plural-e-incluyente-en-la-cop-16.htm

———–
Este é a tradução do informe diário Daily Tck da Campanha TckTckTck sobre as negociações da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e da Conferência da CPM-6 do Protocolo de Kyoto que são realizadas, entre os dias 29 de novembro até 10 de dezembro de 2010, em Cancun, México. Os informes sobre o Brasil e a América Latina são da autoria da Campanha TicTacTicTac Brasil.

Mantenha-nos informados sobre as iniciativas e eventos que sua organização irá realizar em Cancun ou no Brasil – com relação à CoP-16. Podemos lhe ajudar na sensibilização, mobilização e engajamento em ações para uma sociedade justa e sustentável e com baixas emissões de gases de efeito estufa.

Expediente

Este informativo é traduzido e divulgado pela Campanha TicTacTicTac.
Jornalista responsável: Esther Neuhaus. contato@tictactictac.org.br
Endereço: Rua Itápolis, 1468 Pacaembu – São Paulo/SP – Fone: 11 3662 0957

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s