Pesquisador encontra no Acre cinco espécies de aves inéditas no Brasil

Por Lucas Frasão (O Globo Amazônia)

O arapaçu-de-tschudi (Xiphorhynchus chunchotambo) só havia sido visto em países vizinhos. (Foto: Edson Guilherme da Silva/ Arquivo Pessoal)

Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC), o biólogo Edson Guilherme da Silva estipulou uma meta ambiciosa para sua tese de doutorado: catalogar todas as espécies de aves existentes no Acre, onde mora há 15 anos. Natural de São Paulo, Silva acabou encontrando espécies até então nunca vistas no país.

Siga o Globo Amazônia no Twitter

Por que o Acre? “A Amazônia inteira tem cerca de 1.200 espécies de aves conhecidas e o Acre tem praticamente a metade disso. O estado está no sopé dos Andes e representa uma área de transição. Isso faz com que a biodiversidade seja muito alta na região”, diz o pesquisador, que identificou 655 espécies no estado durante os quatro anos do doutorado, defendido em junho do ano passado e divulgado na última semana. Silva passou a maior parte do tempo fazendo trabalhos em campo em viagens pelo estado.

De acordo com a pesquisa, Apenas uma (Sporophila maximiliani) entre todas as espécies registradas está ameaçada de extinção, segundo lista do Ibama.

Já as cinco aves vistas pela primeira vez no Brasil haviam sido detectadas em países vizinhos anteriormente. “Elas só ocorriam no Peru e na Bolívia, mais por falta de levantamento”, diz Silva.

As aves vistas pela primeira vez em território brasileiro foram a flamingo-da-puna (Phoenicoparrus jamesi), o pica-pau-anão (Picumnus subtilis), o arapaçu-de-tschudi (Xiphorhynchus chunchotambo), o flautim-rufo (Cnipodectes superrufus) e o caneleiro (Pachyramphus xanthogenys).

Para realizar o estudo, Silva fez um levantamento das espécies conhecidas na região e analisou coleções para o cruzamento de dados, a maior parte delas no Museu Paraense Emílio Goeldi, no Pará.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s