Lobos-cinzentos voltam para lista de proteção nos EUA

Por Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA)

Lobo-cinzento (Foto: U.S. Fish and Wildlife Service)

Esforços nos últimos 15 anos para proteger espécies nos EUA ajudaram a aumentar as populações de lobos-cinzentos. As medidas tiveram tanto sucesso que ano passado o Serviço de Pesca e Vida Selvagem do país removeu lobos dos Estados de Idaho e Montana (mas não de Wyoming) da lista de espécies ameaçadas.

Mas na semana passada, o juiz distrital Donald Mallow revogou a decisão. Mallow disse que a lei não permitia que uma parte da população fosse caçada e outra, protegida.

“Essa decisão é a vitória importante para lobos, para a integridade da ESA [ato governamental que protege espécies ameaçadas], e para todos os americanos que se preocupam com conservação”, diz Rodger Schlickeisen, presidente da ONG Defensores da Vida Selvagem, que entrou com o processo na Justiça americana.

Existem mais de 1.700 lobos-cinzentos (Canis lupus) no norte das Montanhas Rochosas – uma área que inclui Idaho, Montana, Wyoming e partes dos Estados de Washington, Oregon e Utah.

A espécie, que foi abundante por toda a América do Norte, foi quase exterminada nos anos 30 em Montana, Idaho, Wyoming e sudoeste do Canadá.

O lobo-cinzento entrou para a lista de espécies ameaçadas em 1974 e foi reintroduzido no norte das Montanhas Rochosas em meados dos anos 90.

“A decisão de tirar o lobo da lista em Idaho e Montana refletiu o compromisso dos Estados de gerenciar suas populações de forma sustentável”, diz Tom Strickland, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem.

“A nova decisão da Justiça torna claro que essa população não pode sair da lista até que o Estado de Wyoming tenha um programa de gerenciamento adequado, similar ao de Montana e Idaho.”

Com informações da Folha de SP


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s