Receita Vegan: Empadão de Palmito

Ingredientes

1 e 1/2 xícarade farinha de trigo integral
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo refinada
6 colheres de creme vegetal
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de axeite extra-virgem

Ingredientes para o recheio

1 vidro médio de palmito (300g, de preferência o extra-macio)
1 cebola inteira processada ou bem picadinha
3 colheres de chá de alho batido
2 tomates pequenos
1 cenoura pequena ralada
4 colheres de molho de tomate
sal a gosto
Opcionalmente, 5 gotas de tabasco e 1/2 colher de chá de páprica doce

Modo de Preparo

Para a massa, misture bem todos os ingredientes até ficar bem homogênea. Separe a metade e forre o fundo e as laterais de uma forma. Não deixe a camada de massa muito grossa. A massa mais fininha deixará o empadão mais leve. Se a intenção for tirar da forma, deixe a camada com 3mm mais ou menos.

Esse recheio lembra muito os recheios de frango que vemos em tortas compradas na rua. Só que, obviamente e felizmente, sem frango. Puro palmito, sem embromação.

Para o recheio, desfie bem o palmito com um garfo. Processe um tomate com casca e semente, a cenoura ralada e 1/3 da cebola picada, com 1 dedo de um copo de água. Em uma panela, refogue alho e depois o restante da cebola, acrescentando o palmito em seguida. Acrescente os outros ingredientes e deixe no fogo baixo até a água começar a evaporar e o molho ir ficando mais consistente. Retire do fogo e espere esfriar.

Coloque o recheio sobre a massa, na forma. Agora basta tampar com o restante da massa. Para isso, dica valiosíssima. Essa massa é quebradiça e é difícil fazer uma tampa inteira para a torta e inseri-la na forma. Há duas opções. Você pode ir moldando na mão pedaço por pedaço e ir encaixando (quando a torta assa as partes se unem e ficam praticamente imperceptíveis), ou usar um filme plástico sobre uma mesa e, sobre o plástico, moldar a massa e virá-la por cima da torta com a ajuda do plástico. Reserve massa para reforçar as beiradas. Evita que a massa da tampa se desloque quando o recheio começar a esquentar muito e dá um acabamento bacana na torta.

Assim como a esfiha, você pode pincelar azeite e shoyo por cima e salpicar gergelim sobre a torta. Leva de 30 a 40 minutos no forno médio (200º). Ao retirar, espere uns 10 minutos para desenformar ou partir. Ela ficará morna, mas será o suficiente para o recheio acentar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s