Veganismo para todos

Por Glauce Lucas (Mundo Ela)

Andrea panfletando sobre o direito dos animais nas ruas de NY

Atualmente é possível encontrar muitos blogs pela internet sobre veganismo – principalmente com receitas veganas – mas a maior parte deles é ainda em inglês. No Brasil o assunto tem crescido aos poucos, mas ainda é considerado por alguns um tema muito específico. No entanto, o veganismo é para todos. É sobre os animais, as pessoas, o planeta. Quanto mais informação, melhor. E aos poucos vamos encontrando boas iniciativas também dedicadas aos brasileiros. Recentemente, Andrea Nichols, uma brasileira que mora em NY e que já possui um ótimo blog sobre veganismo (o Brazil Nut, em português) foi convidada para ter um espaço no site da MTV Brasil, oAnimalista.

A Chá Verde bateu um papo com ela para saber mais sobre a novidade e também sobre ela:

Chá Verde: Voce ja possui um blog sobre veganismo e receitas veganas, o Brazil Nut, tambem em portugues. Foi por causa dele que surgiu o convite para ter seu espaco no site da MTV (o novo blog Animalista)?

Andréa: Foi sim. A Cris Maejima, que estava encerrando o blog Vegetariana, no Portal MTV Brasil, me chamou pra começar um blog vegano porque ela já conhecia o Brazil Nut e curtia as coisinhas que eu posto lá. Eu adorei a idéia e me senti honrada. O blog da Cris era sensacional.

Chá Verde: Qual a principal diferenca entre os textos dois dois blogs? Qual o objetivo de cada um?

Andréa: O objetivo é o mesmo para os dois: esclarecer sobre o veganismo e direitos animais a quem possa interessar. No brazil nut eu posto tudo o que me vem à cabeça, inclusive receitas e avisos sobre eventos (palestras, cursos, etc.). O Animalista, por enquanto, é mais informativo. Eu tenho falado bastante sobre as definições de veganismo, direitos animais, os por quês, curiosidades, detalhes…partindo do princípio de que é a primeira vez que se fala sobre isso por lá.

Chá Verde: Voce mora em NY. Quais principais diferencas entre o veganismo e a luta pelos direitos animais ai e no Brasil, na sua opiniao?

Andréa: A luta é grande – os veganos daqui são tão apaixonados pela filosofia quanto os de lá (no Brasil), e devagarinho o assunto vai ganhando importância e destaque na mídia, o que é excelente. Acho que aqui nos EUA, as celebridades falam bastante sobre o assunto e ajudam a pôr o veganismo em discussão (Oprah, Ellen, etc.). No Brasil não está sendo tão divulgado por esse lado. Mas os ativistas estão aí, unindo forças e escancarando as informações que as indústrias da carne e dos laticínios, da pesca e dos cosméticos, por exemplo, tentam esconder há décadas.

Chá Verde: Como tem sido a resposta do Animalista ja nessas primeiras semanas? O que mais tem te chamado a atencao? Voce tem recebido comentarios desrespeitosos?

Andréa: A resposta tem sido ótima. Estou adorando. E tenho visto muitos veganos se pronunciando cada vez mais. Quando eu comecei com o brazil nut, há 2 anos, a maioria dos leitores era de vegetarianos e onívoros curiosos. O Animalista já estreou cheio de veganos comentando, nem sempre concordando comigo, e contribuindo com mais informações. Está uma delícia. Não tem ninguém desrespeitoso, não. A coisa tá bem divertida. 🙂

Chá Verde: Quais sao os pontos positivos e negativos de ter um espaco na midia brasileira para falar de um assunto as vezes ainda considerado muito especifico?

Andréa: Só tem aspecto positivo. Tem que falar e muito. Tem que se mostrar tudo o que é muito escondido do consumidor. Tem que mostrar pras pessoas que ser vegano não é extremo e não é difícil. É delicioso, isso sim. E é urgente. Há milhões de animais sendo torturados e aniquilados no mundo inteiro nesse exato minuto, e isso precisa acabar. Há muitos blogs veganos em inglês, mas não tantos em português. Quanto mais espaço melhor.

Obrigada por me convidar pra essa entrevista, Glauce! E obrigada por tudo o que você faz pelos animais. Quero muito experimentar os seus cupcakes lindos!! Beijão!

A jornalista Glauce Lucas, mineira de BH, atualmente mora do outro lado do oceano, em Dublin (Irlanda). Vegana, acredita que preocupar-se com a Terra é uma necessidade, não uma moda chata de ambientalistas. Aqui ela compartilha com as leitoras do Mundo Ela o que tem sido feito de bom mundo afora para ajudar o planeta, os animais e os seres humanos, por um futuro melhor

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s