Vitamina D

Por Nathalia Soares

A vitamina D ou calciferol é ummicronutriente e é lipossolúve. A nossa necessidade diária de vitamina D é pequena e com o passar dos anos vai aumentando; crianças e pessoas com até 50 anos

necessitam de 5mg por dia, pessoas de 51 até 70 anos precisam de 10mg por dia e pessoas acima de 70 anos precisam de 15mgpor dia.

Esta vitamina é abundante no reino animal e é quase excassa no reino vegetal, apenas alimentos fortificados (e normalmente estes provem de fonte animal) como leite de soja e cereais. Inexistente em frutas secas, quantidade mínima em folhas e frutas, cogumelospodem conter quantidades maiores.

É essencial tomar sol para que ela possa realizar as suas funções; 15 minutos de sol por dia é o suficiente. Mas fatores como: latitude, idade, pouição, pigmentação da pele, etc pode atrapalhar a síntese.

É responsável por regular o cálcio e o fósforono organismo, ajuda na absorção

destesminerais no intestino, reaborção do cálcio nos rins, formação óssea, formação dentária; tem um papel bastante importante em funções metabóliacas, neurológicas, musculares e cardíacas.

A deficiência da vitamina D é séria, que pode causar algumas doenças como: Raquistimo (só ocorre em crinaças), Osteomalacia (só ocorre em adultos) e a famosa Osteoporose.

A deficiência da vitamina D é séria, que pode causar algumas doenças como: Raquistimo (só ocorre em crinaças), Osteomalacia (só ocorre em adultos) e a famosa Osteoporose. A deficência pode ocorrer por ingestão inadequada ou exposição insuficiente a luz solar. A falta da vitamina D também parece estar interligada com doenaçs crônicas como: câncer, pressão alta, depressão, esquizofrenia entre outras doenças.

O excesso desta vitamina também pode causar sérios problemas,hipercalmia (excesso de cálcio no sangue) é um dos principais sintomas. Outras sintomas são: pressão alta, perda de apetite, vômitos, excesso de urina, muita sede, fraqueza e nervosismo. Porém é raro de acontecer e a exposição ao sol por longos períodos não é ligada com o excesso de vitamina D.

Caso haja a falta da vitamina D consulte um nutricionista para verificar uma recomendação de suplementação na quantidade correta que você precisa por dia. Nunca faça suplementações por conta própria.

Anúncios

One comment

  1. Mais especificamente:

    Tomar 15 minutos de sol todos os dias entre 11h e 13h, quando existe incidência dos raios UVC (tome sol das costas ou nas pernas, não vai te dar câncer de pele isso, com certeza).

    A vitamina D é como um óleo que se forma sobre a pele, e leva 48h para ser totalmente absorvida pela pele. Então, nos dois dias que se seguirem à exposição, não tome banho esfregando ou ensaboando a área exposta, nem faça esfoliação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s