Gastronomia

Por Juliana Sales


A gastronomia paulista é composta por uma grande diversidade de cozinhas, tanto internacionais, quanto regionais.

Já a culinária vegetariana é influenciada pela culinária oriental que são os maiores consumidores dessa dieta.

São Paulo: Capital Mundia da Gastronomia

São Paulo é conhecido como a capital gastronômica do mundo, por possuir um grande contraste de culturas e etnias, a cidade atende a todos os públicos com mais de 10 mil opções de bares e restaurantes.

A Associação brasileira de gastronomia, hospedagem e turismo (ABRESI) criaram e executam o projeto “São Paulo a capital mundial da gastronomia”, hoje a capital representa 51 países em sua gastronomia. Sendo o local que possui a maior quantidade de cozinhas do mundo. Colaborando também para atender o publico, fornecendo a infra-estrutura necessária para a demanda, diz Brandão.

Gastronomicamente a cidade não é somente composta por culinárias internacionais, mas também regionais com restaurantes típicos de cada região do país. (COUTO, 2009)

Contudo poderia ser acrescentada a gastronomia vegetariana e natural, que em São Paulo é composta por mais de 70 empreendimentos entre restaurantes e lanchonetes.

Gastronomias: Vegetariana e Natural

Bernardes (2006) diz que as gastronomias vegetariana e natural são vistas, por alguns como algo “sem gosto e sem graça”, porém a realidade é bem diferente. Os três principais países que aderem à culinária vegetariana e natural são: China, Índia e Tailândia, utilizando essa forma de alimentação há muitos anos.

Os restaurantes vegetarianos e naturais são completos de variedades e inovações em receitas sem carne, fazendo uso de muitos temperos, principalmente em restaurantes típicos da Índia e Tailândia.

Em São Paulo, existe uma grande diversificação de restaurantes e receitas, misturando alimentos orgânicos com receitas típicas, como feijoada, lasanha, hambúrguer e muitas saladas.

Dando gosto a comida que era intitulada insossa.

Referencia Bibliografica

BERNARDES, Ernesto et al. O prazer sem carne. Revista Época, 10 jun, 2006. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74447-5990-421-8,00-BELEZA+VEGETARIANA.html>. Acesso em 23, jun, 2009.

BRANDÂO, Virginia. “São Paulo – Capital mundial da gastronomia”. Correio Gourmand. Disponível em: <http://correiogourmand.com.br/info_gastronomiabrasil_23.htm&gt;. Acesso em 23, jun, 2009.

COUTO, Cristina. Recortes culinários. Revista Menu, mar, 2009. Disponível em: <http://revistamenu.terra.com.br/edicoes/125/menu-brasil-restaurantes-regionais-invadem-sao-paulo-129749-1.htm&gt;. Acesso em 23, jun, 2009.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s